O Ties Group participou da equipe de avaliadores do “Global Illict Flows Programme” – GIFP, programa da União Europeia que abarca 9 projetos de assistência técnica destinados a países da América Latina e da África.
O GIFP foi concebido para ser um mecanismo para a União Europeia apoiar países terceiros em seus esforços no enfrentamento ao crime organizado transnacional. O programa tem foco na luta contra o crime organizado nas rotas ilícitas transregionais, em relação ao narcotráfico e ao movimento de precursores químicos, tráfico ilícito de armas, crimes contra a vida selvagem e fluxos financeiros ilícitos.
A equipe de avaliadores entrevistou, em Bruxelas, os gerentes do programa, assim como os líderes dos projetos e representantes do serviço externo europeu, com o intuito de averiguar os resultados concretos obtidos com as referidas intervenções, assim como os desafios encontrados em seu desenvolvimento. Em seguida, a avaliação se deu em fase de campo, em visitas a países como Paraguai, Colômbia e Equador, ocasião em que foram entrevistados representantes dos países beneficiários com o objeto de compreender em que medida os projetos atendem às necessidades nacionais e em que aspectos poderiam ser aperfeiçoados. O informe final do projeto com o diagnóstico e propostas foi entregue à Comissão Europeia.